Ler ou ouvir? Como aprendemos melhor?
A utilização de recursos áudio em contexto educativo
Estudos recentes mostram-nos que ler ou ouvir ativam as mesmas áreas no cérebro, processando informação semântica similar, o que pode contribuir de forma significativa para a alteração das estratégias pedagógicas utilizadas pelos professores e até pelos pais.
Esta conclusão é apresentada no Journal of Neuroscience e coloca em lugar de destaque os audiobooks, os podcasts e os textos áudio, com repercussões significativas na motivação dos alunos que não gostam de ler.
Este estudo comprova o que muitos professores já fazem de forma empírica. Isto é, favorecem o contacto com o livro e com a leitura através de recursos variados. É interessante verificar que os próprios alunos, quando têm de ler uma obra de leitura integral, utilizam assistentes de leitura para ouvirem o texto, enquanto caminham, nalgumas aulas sem que o professor se aperceba, quando repousam, durante as refeições, aumentando a velocidade de leitura nas partes menos interessantes, o que reduz de forma significativa o tempo de leitura.
Dirá o amigo leitor que vivemos numa sociedade do imediatismo e do menor esforço...
De facto, este é o nosso mundo hoje e a Escola não deve virar-lhe as costas, mas, antes, ser capaz de integrar os recursos que os jovens utilizam no seu dia a dia e que poderão transformar-se em poderosas ferramentas de aprendizagem. Os podcasts e vídeocasts que acompanham os jovens ao longo do dia, podem, e devem, desta forma, ser utilizados em contexto educativo.
Concorda connosco, caro leitor?
Recordamos um estudante que lia os apontamentos, gravava-os e depois ouvia-os de forma repetida, o método, que se revelou eficaz, foi depois repetido pelos colegas de turma e um dos professores, apercebendo-se das potencialidades deste método de estudo, criou um Podcast da turma, onde os alunos publicavam e partilhavam os seus resumos.
PS. O que fazemos? Ignoramos novas formas de ensinar e aprender, validadas por estudos e comprovadas em situação real, ou abraçamos as potencialidades que a tecnologia põe ao nosso dispor?
by influenciadores | work in progress